Em 21/10/2022 às 14h06
Por: Comunicação
Desde os anos 90, a cor rosa ganhou evidência durante todo o mês de outubro.
Para conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de mama – que está entre os mais fatais no Brasil – a campanha "Cores pela Vida" vem, neste Outubro Rosa, com o objetivo de convidar a todos a repensar nos cuidados diários.
Mas, afinal, como se proteger?
A prevenção está no dia a dia – e a um toque. Conheça seu corpo!
É através do autoexame, pelo menos uma vez por mês, que podem ser identificadas as primeiras alterações. O procedimento é simples e pode ser feito em poucos minutos. Basta levantar o braço e apalpar cada mama em círculos. Ao perceber algo diferente, como nódulos, procure o mais rápido possível um especialista.
Outros sintomas, como saída espontânea de líquido dos mamilos e pele da mama avermelhada (ou parecida com casca de laranja), também são importantes sinais de alerta.
E mesmo se não encontrar nada, não se esqueça de que nada substitui a visita médica regular. Inclusive, é recomendado que todas as mulheres acima dos 50 anos realizem exames de rotina, entre eles a mamografia, todo ano.
Como reduzir o risco de ter a doença?
Além de fatores hereditários e genéticos, comportamentos como sedentarismo, tabagismo e alto consumo de bebidas alcoólicas podem ter ligação direta com o câncer de mama. Por isso, nunca é clichê batermos na tecla de que uma vida baseada em boa alimentação, atividade física frequente e demais hábitos saudáveis são, sim, essenciais para a prevenção.
3 coisas que muita gente não sabe sobre o câncer de mama
- Nem só as mulheres podem ser acometidas pelo câncer de mama. Existe, sim, a possibilidade de a doença atingir os homens – apesar de ser rara, manifestando em apenas 1% dos casos.
- Amamentar previne o câncer de mama! Além de ser garantir um crescimento saudável para os bebês e fortalecer um vínculo sublime, o aleitamento materno ainda protege as mulheres, já que as taxas de certos hormônios, que favorecem o desenvolvimento deste tipo de câncer, caem na mulher.
- A mamografia de rastreamento não é indicada para mulheres abaixo dos 50 anos. Segundo cartilha "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?", lançada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), antes dessa idade, as mamas são mais densas e com menos gordura, o que limita o exame e gera mais resultados incorretos.
Cores pela Vida
O projeto "Cores pela Vida" é inspirado na pluralidade das emoções, sentimentos e sensações. Inspirado no diálogo, cuidado e na SAÚDE. Cuidar de si e do outro e continuar compartilhando as cores que compõe a aquarela da VIDA. A FAMINAS promove ações, diálogos e debates sobre temas relevantes que envolvem o cuidado e a saúde da nossa sociedade.