O câncer bucal envolve todos os tumores malignos que afetam desde o início da boca junto aos lábios, passando pela mucosa da boca e língua, indo até as amígdalas e a úvula.
• PRINCIPAIS CAUSAS
Está muito relacionado aos hábitos de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, sendo que, a associação delas aumenta muito risco de se desenvolver um câncer.
• PRINCIPAIS SINTOMAS
O grande agravante deste câncer é que ele não causa muitos sintomas nas fases iniciais, e pode passar completamente despercebido, sendo confundido com uma pequena úlcera que não cicatriza ou uma mancha branca na mucosa da boca.
Apenas quando a lesão se torna muito grande, que é possível identificar os sintomas, que são usualmente muita dor para engolir ou para abrir a boca.
• COMO FAZER O AUTOEXAME:
- Apalpe o pescoço comparando o lado esquerdo com o direito à procura de caroços.
- Nos lábios, observe se existem manchas (brancas ou escuras) e feridas.
- Puxe os lábios e examine por dentro, em cima e embaixo.
- Coloque a língua o máximo para fora o máximo que puder. Observe a parte de cima. Veja se há dificuldade na movimentação.
- Abra a boca, diga AAAAA e observe o fundo da garganta. Examine também o céu da boca.
Atenção! O autoexame não exclui a necessidade de consultar um profissional.
Olhe. Busque. Previna-se. O câncer de boca tem cura!
#MaioVermelho | Mês de conscientização da prevenção do câncer bucal
• CORES PELA VIDA
Promover o diálogo e o debate transformador sobre tantos assuntos é um dos grandes viéses do projeto "Cores pela Vida". Inspirado na pluralidade das emoções, sentimentos e sensações, a FAMINAS defende que o conhecimento sobre si e o outro ajudam a impulsionar a saúde da nossa sociedade. Juntos, compartilhamos as cores que compõem a aquarela da VIDA.