Neste sábado (30/10), os muriaeenses poderão ter um dia diferente. Quem passar pelo trecho entre as ruas Coronel Amador Pinheiro de Barros e Paschoal Bernardino, no Centro da cidade, vai encontrar uma programação completa, recheada de arte, sustentabilidade, responsabilidade social e atividades gratuitas. Tudo isso faz parte do Outubro Urbano, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), conduzida em Muriaé pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAMINAS.
"A proposta é parar uma rua com grande movimento de veículos e mostrar que esses espaços urbanos também podem ser usados pela população como fonte de lazer, cultura, integração e qualidade de vida", afirmou a coordenadora do curso, Regina Varella.
O evento vai acontecer das 9h às 21h e, entre as atividades, terá exposição de mobiliários e monumentos arquitetônicos, construídos pelos estudantes e professores a partir de materiais recicláveis. Além disso, o público poderá curtir uma boa música, assistir apresentações de dança e participar de oficinas de origami, máscaras de gesso, desenho e slime, que serão oferecidas pela manhã e à tarde.
Outros cursos da instituição também vão participar da iniciativa. O curso de Engenharia Civil, por exemplo, vai arrecadar livros para doação e guarda-chuvas quebrados, cujos tecidos serão transformados em sacos de dormir para a população de rua. "Também teremos cadeiras de massagem, exercícios de relaxamento e muitas outras surpresas para a comunidade. Será uma ação para toda a família", acrescentou Regina.
Para a realização do Outubro Urbano, o Centro Universitário FAMINAS tem o apoio da Prefeitura de Muriaé, Sicredi, Casa Mattos, Lourenço Lar e Vidraçaria Muriaé.