Projeto de Apoio a doença de Huntington participa de evento em Cataguases-MG


Em 12/11/2019 às 15h51

Por: Coordenação de Fisioterapia

Aconteceu no dia 01 de novembro, um Encontro de Apoio sobre a Doença de Huntington, no município de Cataguases-MG. O encontro foi realizado, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, para profissionais da atenção básica, cuidadores, familiares e portadores da Doença de Huntington, com o objetivo de auxiliar e informar as pessoas sobre a evolução, tratamento e diagnóstico desta doença. 
O evento contou com a participação da ABH Jovem e do GAADH (Grupo de Apoio de Adolescentes a doença de Huntington), com palestras realizadas pela Biomédica e coordenadora do curso de Biomedicina do UNIFAMINAS, Profa. Dra. Luciana de Andrade Agostinho e da Fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia do UNIFAMINAS, Profa. Msc. Clarissana Araújo Botaro, além das contribuições dos alunos da instituição dos respectivos cursos e do curso de Psicologia que integram o projeto.
A iniciativa para informar sobre a doença se deu após os profissionais do NASF identificarem famílias que têm a doença, com caráter hereditário e processo neurodegenerativo, que afeta o sistema nervoso, causando alterações dos movimentos, do comportamento e da capacidade cognitiva. Inicialmente, era conhecida como "Coréia de Huntington e pode afetar indivíduos de ambos os sexos. A doença de Huntington pode iniciar entre os 35 e 55 anos, mas pode afetar também crianças e pessoas mais idosas.
Os primeiros sintomas aparecem lenta e progressivamente como espasmos musculares leves, falhas da memória, mudanças da personalidade, dificuldades na deglutição e da fala, que se acentuam com o desenvolvimento da doença, levando a pessoa à completa dependência.
Diante disso, profissionais, cuidadores e pacientes necessitam de um suporte dos profissionais de saúde, para garantir uma melhor qualidade de vida às pessoas afetadas pela doença.
 

Tags: Fisioterapia, Projeto, Cataguases

Vamos conversar?