Oficina de Metodologia Científica do curso de Educação Física


Em 10/02/2017 às 13h16

Por: Assessoria de Comunicação

A coordenação do curso de Educação Física juntamente com os professores, após notarem a necessidade de ensinar aos alunos como elaborar uma pesquisa científica, decidiram se unir para despertar nos mesmos o interesse pela pesquisa.

Foi assim que surgiu a "Oficina de Metodologia Científica" que se estendeu ao longo da semana, iniciando na terça-feira no Anfiteatro da Biblioteca com a participação do 5º Período de Licenciatura e Bacharelado e o 7º Período de Bacharelado. Nesse primeiro encontro, além das boas vindas na volta às férias, a Professora Flávia Ceccon explicou sobre a relevância das pesquisas científicas na área da Educação Física, bem como os tipos de pesquisa existentes e os passos para a realização de uma pesquisa de qualidade.

Na quarta-feira os alunos dos demais períodos assistiram a apresentação de pesquisas realizadas pelos Professores do curso. O Professor Otávio de Paula iniciou, expondo a pesquisa que realizou no seu Mestrado, intitulada "Intensidade de esforço na competição de Dança Esportiva em cadeira de rodas". Em seguida o Coordenador do Curso Profº Hely Loque apresentou sua dissertação de Mestrado, à ser defendida nesse semestre: "Jogos Reduzidos: adaptações fisiológicas e técnico-táticas de futebolistas de 15 e 16 anos". Depois, o Professor Dilmerson Oliveira apresentou a dissertação elaborada por ele, no Mestrado: "Avaliação da prevalência e fatores associados à fragilidade em pacientes com diagnóstico de Lúpus Eritomatoso Sistêmico". O encerramento se deu após a apresentação da defesa de Mestrado da Professora Carolina Cataldi, intitulada "Os caminhos percorridos pela Educação Física Inclusiva: uma reflexão a partir do perfil e propostas pedagógicas dos professores de Educação Física".

E na quinta-feira, o Professor Bernardo Minelli apresentou sua tese de Doutorado: "O impacto de diferentes modelos de periodização em exercícios resistidos sobre a composição corporal e força". Em seguida, o Professor Fabiano Novaes expôs sua tese de Doutorado: "A influência de um programa de exercício físico na plasticidade hipocampal de ratos submetidos a modelos de epilepsia de lobo temporal durante o desenvolvimento cerebral". A Oficina encerrou com o Professor João Paulo, apresentando a "Análise dos conhecimentos específicos exigidos para o preenchimento do cargo de professor de Educação Física da rede de educação do estado do Rio de Janeiro", dissertação que lhe rendeu o título de Mestre.

As apresentações foram seguidas de perguntas e discussões a respeito da temática, das particularidades e dificuldades da pesquisa, onde os alunos puderam tirar suas dúvidas.

Tags: educação fisica pesquisa cientifica

Vamos conversar?