O profissional graduado em odontologia é popularmente conhecido como dentista ou cirurgião-dentista. Ele é o responsável pela prevenção e pelo tratamento das doenças que surgem na boca e suas estruturas associadas — sistema estomatognático. A saúde bucal está diretamente ligada à autoestima, ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas e, por isso, demanda pessoas altamente capacidades para tratar e instruir a rotina de cuidados adequada à população.
Além do conhecimento técnico-científico, as habilidades humanista e empreendedora também são indispensáveis na carreira. Uma das possibilidades que os graduados nessa faculdade encontram no mercado é a carreira autônoma. Ao fazer essa escolha, clínicas e consultórios, individuais ou compartilhados, passam ser o local de trabalho do profissional. Hospitais, empresas privadas, instituições de ensino superior e programas de saúde do serviço público também constituem opções de emprego para a área.
Para ser bem-sucedido e alcançar melhores posições no mercado de trabalho, o profissional pode optar pela especialização em odontologia que mais tem a ver com o seu perfil. Para que você não tenha dúvidas sobre o assunto, fizemos uma seleção com 5 alternativas. Acompanhe!
Conheça 5 especializações
em odontologia
Descubra, a seguir, algumas das opções de especialização em odontologia mais promissoras.
1.Ortodontia
A ortondontia é uma área muito conhecida e representa a opção perfeita para quem quer ter uma grande demanda por serviços. Essa especialização capacita o profissional para fazer a manutenção dos aparelhos ortodônticos, os quais permitem que os pacientes alcancem o sorriso perfeito.
Antes de iniciar o tratamento, o ortodontista identifica as irregularidades dos dentes que impedem o funcionamento correto deles (maloclusões). A partir daí, o planejamento do tratamento ortodôntico de cada caso é definido. E o trabalho não para por aí. O especialista ainda previne deformações e acompanha o desenvolvimento do aparelho mastigatório.
2.Odontopediatria
A saúde bucal das crianças exige uma atenção toda especial. Cuidar dos "dentes de leite", do processo de nascimento e substituição dentária exige a capacitação técnica que é ensinada na especialização de odontopediatria.
Além disso, os que optarem por essa área precisam ter paciência e inovar com a abordagem de recursos lúdicos para encantar o público infantil, incluindo os bebês. O atendimento é composto tanto de técnicas para o tratamento quanto pelo trabalho educativo em relação aos cuidados diários com a higiene bucal.
3.Radiologia odontológica e imaginologia
Quando o assunto é odontologia, o domínio da avaliação por meio de imagens — radiografias — não pode ser ignorado. Ao seguir por esse caminho, o especialista aprende a investigar, de maneira profunda, as estruturas, órgãos e sistemas ligados à saúde bucal. Para conseguir uma avaliação precisa do que está acontecendo com determinado paciente, o pós-graduado pode, inclusive, avaliar métodos extrabucais. Interessante, não é mesmo?
Consegue se diferenciar no mercado o profissional que conhece e se mantém atualizado sobre os diversos tipos de exame por imagem. Afinal, como em todas as áreas, a tecnologia, diariamente, traz diversas novidades para o mercado que podem aprimorar ainda mais o serviço prestado.
Softwares especializados, por exemplo, são cada vez mais usados de forma integrada aos exames, emitindo laudos e percepções. Explorar esse recurso traz precisão na identificação de doenças e desgastes. Com isso, o dentista deve aprender as bases da radiologia odontológica na pós-graduação e manter uma rotina de aperfeiçoamento contínuo para conseguir boas posições no mercado.
4.Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacialCom essa especialização, o profissional sai do consultório e passa a atuar em hospitais. O objetivo do trabalho é lidar com os traumas da face e dos ossos do crânio. Devido à complexidade do tema, a pós-graduação pode durar de dois a quatro anos, o que é um período maior que as outras opções.
Faz parte da rotina desse cirurgião corrigir anomalias faciais, doenças e tumores da boca, reconstrução facial, problemas de apneia e enxertos para reposição de ossos. Casos de assimetria também podem ser corrigidos com o auxílio dele.
5.ImplantodontiaPerder um ou mais dentes impacta diretamente a autoestima e a sensação de bem-estar de muita gente. E, realmente, ter um sorriso incompleto não deve ser algo agradável. Nesse sentido, a área de implantodontia aparece como alternativa para resolver o problema.
O trabalho não é nada simples e vai desde a cirurgia até a implantação da prótese dentária. Durante a especialização, o estudante aprende recursos como o enxerto ósseo, o implante imediato e a elevação do seio do maxilar. Além disso, ele também estuda como avaliar e sugerir opções protéticas para cada caso.
Gostou de conhecer mais sobre o profissional de odontologia e as opções de especialização na área? Viu que esse curso é o ideal para você? Então, entre em
contato conosco e faça já a sua inscrição. Um futuro brilhante espera por você.