Do vestibular de medicina até a especialização



A dedicação é fundamental na carreira de medicina. A preparação começa bem antes do vestibular de medicina, se estende ao longo da faculdade e da especialização e é ainda mais exigida no exercício da profissão.

 

Preparamos este material para você se familiarizar e saber um pouco mais sobre a rotina de trabalho do médico que escolhe a Cirurgia Geral para se especializar. Esta é a sua escolha? Está cogitando optar pela cirurgia? Aproveite este artigo e saiba mais sobre o assunto.

 


Como me especializar em Cirurgia Geral?

 

A Cirurgia Geral é a terceira especialidade médica mais procurada no Brasil. A Associação Médica Brasileira (AMB) publicou a Demografia Médica 2018, com dados sobre a distribuição de médicos no país e a divisão por especialidades. De acordo com este estudo, são mais de 34 mil cirurgiões gerais certificados.

 

Para participar de um programa de residência em cirurgia, o aluno passa por várias etapas de seleção, com provas teóricas e práticas, entrevista e análise de currículo ou histórico escolar. Os detalhes podem variar de acordo com o edital ou hospital em questão.

 

Em geral, a maioria das vagas é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, as atividades podem ser desenvolvidas em Hospitais Universitários (HUs), aliando, ainda mais, a prática e o aprendizado teórico.

 

A especialização em Cirurgia Geral dura, em média, dois anos. Cursá-la não exige nenhum tipo de pré-requisito em relação a outros tipos de especialização.

 

O que preciso para ser um bom cirurgião?

 

A dedicação é essencial para todos os cirurgiões. Longas horas de estudo e longas horas em cirurgia. Este modelo vai além do curso de especialização e acompanha os cirurgiões ao longo da carreira.

 

Além da dedicação, é preciso que os cirurgiões tenham algumas características:

 

  •   Autocontrole;
  •   Foco;
  •   Habilidades manuais;
  •  Saber trabalhar sob pressão;
  •   Tomar decisões rápidas;
  •   Resistência física;
  •   Controle emocional.

 

 


Área de atuação

 

Cirurgiões gerais atuam em hospitais e em clínicas que tenham autonomia para realizar cirurgias. Sua rotina compreende a realização de cirurgias agendadas e de emergência. O profissional atende pacientes que sofreram acidentes ou aqueles que precisam de um tratamento mais invasivo para sua doença.

 

Além das abordagens mais tradicionais, com cortes amplos, existem as cirurgias minimamente invasivas, as cirurgias por videolaparoscopia e as cirurgias que utilizam a assistência robótica.

 

A demanda por cirurgiões gerais é constante e, desta forma, médicos que se especializam em Cirurgia Geral encontram trabalho com facilidade.

 

Dedicação que começa no vestibular de medicina

 

A carreira de qualquer médico começa na escolha da profissão. A preparação para o vestibular de medicina, as longas horas de estudo, o aperfeiçoamento constante, o cuidado com os pacientes: a dedicação sempre está presente, não é mesmo? Na formação dos futuros médicos não poderia ser diferente. O UNIFAMINAS se empenha ao máximo para proporcionar a melhor preparação para seus alunos. A dedicação também é nossa. Por isso, proporcionamos a realização de aulas com simulação realística. Clique aqui para conhecer esta didática inovadora.




Vamos conversar?