Faculdades na Zona da Mata: confira as dicas de atuação de cada profissão após formado.



O que fazer após se formar? Essa é uma dúvida que paira sobre a cabeça dos estudantes de várias faculdades na Zona da Mata. Por isso, separamos neste artigo várias possibilidades que o mercado de trabalho oferece para diversos cursos. A ideia é que você entenda um pouco mais sobre as profissões. Mas, lembre-se: as opções não se encerram aqui.


Os campos do saber são vastos. E, dessa forma, quando o aluno pega seu diploma, um novo mundo se apresenta à sua frente. Por isso, não se sinta preso. Escolha entre as faculdades na Zona da Mata aquela que você deseja e, com certeza, o tempo se encarregará de lhe apresentar suas preferências.


O que fazer depois das principais faculdades na Zona da Mata


1.      Administração


O administrador é peça-chave em negócios de todos os segmentos. Pode atuar em empresas privadas e no setor público, além de adquirir no curso todas as capacidades necessárias para empreender. Gestão empresarial, recursos humanos, setor de compras ou marketing. A gama de setores é ampla e, quando aliada a uma boa pós-graduação, é maior ainda. É um dos cursos mais procurados nas faculdades na Zona da Mata.

 


2.      Arquitetura e Urbanismo


O mercado se expande no país. O arquiteto e urbanista, assim como o administrador, pode trabalhar nos setores públicos e privados. Construção civil, urbanização, paisagismo e escritórios são as principais áreas empregadoras atualmente. A demanda cresce também em órgãos públicos.

 

3.      Biomedicina


O biomédico é profissional requisitado em laboratórios, hospitais e entidades públicas de saúde. Um segmento aquecido e que sempre demanda profissionais de biomedicina são as indústrias farmacêuticas. Uma área que poucos pensam, mas que também absorve esses profissionais, é a perícia criminal.

 

4.      Ciências Contábeis


Gestão de empresas, auditorias contábeis e controladoria são apenas algumas das possibilidades. Quem procura por faculdades na Zona da Mata de Ciências Contábeis pode ter a certeza de emprego garantido. Empresas de todos os portes e entidades públicas necessitam desse tipo de trabalho.

   


5.      Direito


Quem tem uma graduação em direito tem diversas opções de carreira. Direito civil, ambiental, penal, comercial, do consumidor, trabalhista etc. Cada área dentro do curso abre as portas para um mundo novo. Tem, também, a desejada carreira pública, como juízes e desembargadores. Enfim, os alunos das faculdades na Zona da Mata chegam a se surpreender!

 

6.      Educação Física (bacharelado e licenciatura):


Quem faz o bacharelado em educação física pode prestar serviços em instituições públicas, privadas ou trabalhar como autônomo. Todo e qualquer lugar que envolva atividades físicas, desportivas e recreativas é um mercado em potencial. Nas faculdades na Zona da Mata, que oferecem também a licenciatura, você ainda estará apto a ministrar aulas em instituições de ensino.

 

7.      Enfermagem


Promoção da saúde, prevenção e reabilitação do ser humano são os campos de trabalho. Hospitais, clínicas e quaisquer entidades assistenciais de saúde contam com enfermeiros. Além disso, um campo que tem absorvido vários profissionais é o trabalho em residências. Muitos enfermeiros ampliam seus ganhos como cuidadores.

 

8.      Engenharia Civil


Quando pensamos em engenharia civil, logo vem à cabeça a ideia de projetar edificações e obras de todos os portes. Isso está certo, mas você pode ir além. Passam pelas mãos de um bom engenheiro obras residenciais, comerciais e industriais. Da construção de uma casa à instalação de um equipamento em uma multinacional, o engenheiro civil está presente.

 

9.      Engenharia de Produção


Uma das profissões que mais abre portas no país. Todo processo produtivo atual precisa contar com um bom engenheiro de produção. Por isso, indústrias de todos os portes e segmentos são um campo de trabalho em potencial.

 

10.  Farmácia


Quando falamos de medicamentos, o farmacêutico estará envolvido em sua pesquisa, produção e manipulação. No Brasil, a administração e o gerenciamento de farmácias são campos de trabalho sempre em destaque. Os formados em faculdades na Zona da Mata que lecionam Farmácia também estão aptos a trabalhar em tudo aquilo que o Conselho Federal de Farmácia define. 

 

11.  Fisioterapia


Os jovens profissionais têm preferido optar pelo setor público. Mas a quantidade de vagas disponíveis não é a das maiores. O trabalho independente tem gerado bons ganhos no setor, com atendimentos domiciliares e em consultórios. No setor privado, a busca por esses profissionais também é alta.

 

12.  Gastronomia


Muito se engana quem acha que o profissional de gastronomia pode ser apenas chef em restaurantes. Quem se forma no curso trabalha em diversas áreas. Segurança alimentar, indústria alimentícia, gestão de estabelecimentos e consultoria são outras possibilidades.

 

13.  Gestão de Tecnologia da Informação


O aluno egresso de Gestão de Tecnologia da Informação estará apto em todos os estabelecimentos que contem com Gestão de Sistemas de Informação. Empresas de todos os segmentos, indústrias, consultorias e até mesmo o empreendedorismo são entradas para o mercado de trabalho.

 

14.  Nutrição


As principais frentes de trabalho incluem: consultórios, clínicas, hospitais, restaurantes, indústrias alimentícias, escolas e creches, clubes, hotéis, academias, consultorias e centros de pesquisa. Muito se engana quem acha que o nutricionista é apenas aquele profissional que "passa dietas". Seu campo vai muito além disso.

 

15.  Odontologia


Odontologia do trabalho, odontologia legal, endodontia, saúde coletiva, ortodontia e ortopedia facial. Esses são apenas alguns dos campos de atuação do dentista. Por isso, seu trabalho é bem recebido em empresas privadas, clínicas e órgãos públicos.

 

16.  Psicologia


Se você passar pelas faculdades na Zona da Mata, as quais oferecem o curso, é fácil notar: as clínicas e os consultórios próprios são os principais alvos dos formandos. No entanto, cada vez mais, empresas recrutam psicólogos para as suas áreas de recursos humanos. Algumas, inclusive, pedem formação específica na área para esse tipo de trabalho.

 

17.  Pedagogia (EAD)


Entre as áreas que o profissional pode trabalhar, estão: ensino em escolas públicas e privadas, administração e educação especial. Além disso, a orientação educacional e a pedagogia empresarial são campos que vêm crescendo.


A academia


Para todas essas faculdades na Zona da Mata, uma área de atuação é comum. Seguir os estudos (mestrado e doutorado) e entrar para a academia. Assim, o profissional poderá se tornar um pesquisador de sua área, dando aulas em instituições de ensino superior.


Independentemente de sua escolha, você precisa cursar uma graduação que lhe dê a infraestrutura necessária para se desenvolver. Baixe um material exclusivo que preparamos para conhecer uma boa estrutura e os diferenciais que podem ser combustível para o seu sucesso.




Vamos conversar?