Faculdade na Zona da Mata: por que escolher um Centro Universitário?



Estrutura adequada, com laboratórios modernos e bibliotecas, faz parte da formação acadêmica do aluno. Interação entre cursos de graduação também é um diferencial que deve ser considerado ao escolher uma faculdade na Zona da Mata. Por isso, quem opta por cursar uma graduação em um Centro Universitário tem muito mais vantagens.


Um estudo recente feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na América Latina, apontou que a infraestrutura influencia diretamente no desempenho dos estudantes. De forma prática, é possível afirmar que o ser humano está sempre melhor consigo mesmo quando está inserido em um ambiente agradável. Na área acadêmica não é diferente. Por isso, é sempre bom dar preferência a um local aprazível para aprender e se qualificar.

 

Por que escolher um Centro Universitário em vez de faculdade na Zona da Mata?

 

Os centros universitários possuem quesitos importantes e qualitativos que os diferem positivamente das outras opções de graduação. Eles garantem o uso de uma infraestrutura ampla, com laboratórios e bibliotecas para expandir ainda mais o conhecimento do aluno. E o melhor, independentemente do curso escolhido por ele.

 

Os centros universitários são uma definição do Ministério da Educação quando se fala em graduação superior. Além dela, os cursos podem estar presentes, ainda, nas faculdades e nas universidades. Estas últimas, geralmente públicas e distribuídas geograficamente por todo o país.

Diferenciais de um Centro Universitário

 

Por essa razão, pode-se afirmar que o centro universitário é o diferencial da rede privada de ensino superior. Para receber essa nomeclatura, é preciso ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado. Há também a exigência de um quinto dos professores ser contratado em caráter de dedicação exclusiva. Atendendo a esses critérios, os centros universitários passam a ter autonomia para, inclusive, criar novos cursos.

 

As faculdades, embora importantes e relevantes, nem sempre permitem dar essa ambientação de curso superior ao estudante. Prova disso é que muitas delas funcionam em locais improvisados, com poucos ou nenhum laboratório, além de biblioteca limitada.

 

Centro Universitário na região

 

A Zona da Mata Mineira é um polo acadêmico, com diversas faculdades, mas poucos centros universitários. O UNIFAMINAS é o principal. Ele mantém uma estrutura que comporta quase 20 cursos de graduação, sem contar os de extensão e o ensino a distância. Este último, aliás, é reconhecido por dar excelência de aprendizado ao acadêmico, mesmo que ele não esteja todos os dias fisicamente no centro universitário.

 

O UNIFAMINAS é diferente porque possui um verdadeiro campus universitário, acolhedor e com estrutura semelhante à de uma grande universidade. Para se ter ideia, são 100 salas de aulas construídas, anfiteatro para 300 lugares, salão nobre para 500 pessoas, biblioteca, estacionamento para mais de 800 veículos e laboratórios superequipados. Um deles é considerado o mais moderno de simulação realística da região. Faça um tour virtual ou agende a sua visita guiada clicando aqui.

 

Além disso, um grande centro universitário, como o UNIFAMINAS, permite trocar experiências que vão além da interação entre acadêmicos de outros cursos. Isso porque existe a preocupação da unidade de se integrar com a comunidade, oferecendo equipamentos e serviços através de uma verdadeira troca social. Assim, ganham os moradores do entorno e também os estudantes, que podem colocar em prática o conhecimento adquirido em sala.

 

Estude no UNIFAMINAS

 

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a diferença entre uma faculdade na Zona da Mata ou um centro universitário, assista ao nosso vídeo institucional. Nele, você saberá mais sobre como funciona um verdadeiro centro universitário. Fique por dentro também das possibilidades de ingresso, como o Vestibular UNIFAMINAS e as transferências, com e sem bolsas de estudos.




Vamos conversar?