Público Alvo:
Profissinais da saúde que atuam na educação de ensino superior ou permanente em serviços de saúde.
Características:
Curso de imersão, teórico-prático, ministradado por meio de metodologias ativas que possibilita o desenvolvimento de professores de ensino superior em saúde ou instrutores de educação permanente em serviços de saúde como facilitadores em simulação realística. Além disso, instrumentalizam as pessoas interessadas para o gerencimento de centros de simulação de realística.
Objetivos:
Desenvolver instrutores/facilitadores em simulação realística.
Desenvolver habilidades técnicas e atitudinais para gestão de centros de simulação realística.
Carga Horária:
16 horas
Conteúdo:
- Revisão Histórica e Conceito de Simulação Realística
- Tipos de Simulação Realística:
a) Manejo Técnico
b) Manejo Comportamental
c) Manejo de Crise
- Nível de evidência e aplicabilidade no currículo acadêmico (quais
disciplinas e como utilizar)
- Tipos de simuladores
- Cenários com simuladores
a) O que e quando pode ser simulado?
b) Recursos para o que não pode ser simulado?
- Cenário com atores:
a) Preparo de diálogo
b) Figurino
c) Maquiagem
- Construção de cenários (trabalhando objetivos primários e
secundários)
- Construindo
um modelo de protocolo de simulação
- Como gerenciar o seu
laboratório de simulação realística?
1) Recursos necessários
– como e em que investir:
a) Estrutura
b) Manequins e
simuladores
c) Audiovisual
d) Recursos humanos
#Equipe técnica
#Professores
#Pessoal de apoio
#Estagiários
- Planejamento Estratégico Situacional
- Gestão da qualidade
- Gestão de risco
- Indicadores
- Plano de Ação
- Análise Sistemática dos Resultados
- Como tornar o seu
laboratório um investimento viável (Sustentabilidade)
a) Custos fixos
b) Custos variáveis